Início Eco SC Senai apresenta novo sistema para geração de energia com gás natural

Senai apresenta novo sistema para geração de energia com gás natural

277
0
COMPARTILHAR

inovaçãoFlorianópolis – O Instituto SENAI de Tecnologia em Automação e TIC apresentou na sesta sexta-feira (29), Sistema Dual Fuel, que promove economia de até 30% na operação de geradores a diesel com inclusão de gás natural. O produto foi desenvolvido em parceria com a SCGÁS e CRW Componentes, indústria do setor eletromecânico, com sede em Brusque. A novidade será apresentada durante o Workshop de Inovação e de Melhores Práticas no Setor de Gás Natural, que será promovido pela estatal, no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc) a partir de quinta-feira (28).

Além da economia que obtém na operação do equipamento, com o novo mecanismo as indústrias não precisam investir na aquisição de um gerador a gás natural. “O funcionamento do sistema tem os mesmos princípios dos motores automotivos flex, ou seja, o equipamento identifica a quantidade de cada combustível (diesel e gás natural) que entra e faz a adaptação eletrônica do consumo”, explica o gerente do Instituto e um dos integrantes da equipe de pesquisa, Roberto Fullgraf. Segundo ele, dentro da atual área de fornecimento de gás da SCGÁS, existem cerca de 1,2 mil indústrias catarinenses que utilizam gerador a óleo e podem se beneficiar do novo sistema, que, no workshop, será apresentado em palestra na sexta-feira e em estande especial durante todo o evento. Este é o primeiro sistema do gênero com tecnologia nacional e, por isso, terá preços mais competitivos que os importados, além de oferecer os serviços adicionais de instalação e manutenção em território brasileiro.

A inovação permitirá ampliação de negócios entre CRW e SCGÀS. A indústria de componentes se responsabilizará pela venda, instalação e manutenção do equipamento em clientes da estatal distribuidora do gás natural.

FIESC Imprensa
Ivonei Fazzioni
48 3231-4673 – 8421-3600
ivonei@fiesc.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here