Início Natureza Governo de SC lança Plano Estadual de Recursos Hídricos

Governo de SC lança Plano Estadual de Recursos Hídricos

142
0
COMPARTILHAR

água cav
Lages – SC – O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), lançou nesta sexta-feira, 4, o processo de elaboração para o Plano Estadual de Recursos Hídricos (PERH). O evento foi no auditório de Engenharia Ambiental da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em Lages, às 11h. “É um diagnóstico necessário que apontará as disponibilidades hídricas, sendo fundamental para elaborar ações estratégicas que visem à preservação do meio ambiente”, explica o secretário da SDS, Carlos Chiodini.

O lançamento fez parte da programação das atividades alusivas ao Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março. O PERH é um dos instrumentos de gestão das Políticas Nacional e Estadual de Recursos Hídricos, cujo objetivo é estabelecer princípios para o planejamento e o controle adequado do uso da água no Estado. O Plano é ainda um elemento de articulação com os planos das bacias hidrográficas do Estado e, de forma mais abrangente, com o Plano Nacional de Recursos Hídricos e demais políticas setoriais.

Para Chiodini, o principal diferencial do processo de elaboração do Plano Estadual é a incorporação do desejo social para o futuro das águas do Estado. ”O PERH será resultado da construção conjunta entre o Governo e a sociedade. Nossa meta é para garantir que Santa Catarina continue tendo crescimento econômico com sustentabilidade”, afirma.

O processo de elaboração do Plano terá início ainda neste mês de março e deve ser concluído em até 18 meses. Serão três etapas, sendo a primeira delas voltada ao conhecimento da realidade atual das águas do Estado; a segunda trata da realização de um prognóstico do crescimento do uso da água em detrimento da sua quantidade e qualidade; e a terceira propõe alternativas de intervenção e de gestão dos recursos hídricos.

Assessoria de Comunicação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here