Início Educação Ambiental Retomado o Projeto Conhecendo os Destinos do Lixo

Retomado o Projeto Conhecendo os Destinos do Lixo

234
0
COMPARTILHAR

santa rosa cuidados lixo

No dia 9 de maio aconteceu o curso de formação para professores da disciplina de ciências da rede municipal de ensino

Neste mês de maio foi retomado o projeto de educação ambiental “Conhecendo os Destinos do Lixo”, promovido pela Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos. O objetivo é sensibilizar sobre a importância da separação dos resíduos sólidos nas residências, sendo os materiais recicláveis disponibilizados para a coleta seletiva e o resíduo orgânico aproveitado em hortas e jardins.

O Colégio Santa Rosa de Lima foi o primeiro a participar dessa segunda etapa do projeto, através de uma proposta de trabalho na escola que envolve a coleta seletiva dos resíduos. Os alunos das turmas doquinto ano foram levadosa participarem da palestra e de uma visita ao aterro sanitário e tambémà cooperativa de catadores de materiais recicláveis.

No dia 9 de maio aconteceu o curso deformação para professores da disciplina de ciências da rede municipal de ensino. Também foi elaborado o calendário desse ano das escolas e turmas que participarão. “Repassamos informações sobre a importância da separação dos resíduos para que compreendam melhor o funcionamento e a operação de um aterro sanitário. Assim percebem a importância de uma cooperativa de reciclagem para as questões ambientais e sociais do município”, comenta a bióloga da Secretaria de Meio Ambiente, Michelle Pelozato.

 

Como tudo começou

O projeto teve início em março de 2014 com um cronograma de visitação das escolas municipais, estaduais e particulares ao aterro sanitário. A cada 15 dias uma instituição diferente era agendada, com alunos do ensino fundamental, levados ao aterro com o acompanhamento das professoras e guiados pelos profissionais que atuam no gerenciamento do local. Eles percorrem toda a estrutura e conhecem como funcionam os procedimentos, desde o depósito do lixo nas células, a canalização e o tratamento do chorume e a drenagem do gás metano, proveniente da decomposição do lixo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here