Início Sem categoria Fundação Alphaville entrega chave do primeiro centro sustentável na Granja Viana

Fundação Alphaville entrega chave do primeiro centro sustentável na Granja Viana

239
0
COMPARTILHAR

centro2

Primeiro no Brasil a receber a certificação AQUA, CES Granja Viana é um espaço de uso coletivo para Carapicuíba e região

A Fundação Alphaville entregou recentemente para o prefeito de Carapicuíba, Sergio Ribeiro, a chave do CES Granja Viana, o primeiro Centro Sustentável do país. O objetivo é que o espaço de uso coletivo possa ser utilizado por instituições do terceiro setor e pela Prefeitura de Carapicuíba para realização de palestras, eventos e feiras para as comunidades vizinhas e para os alunos das escolas municipais e estaduais, todas voltadas à sustentabilidade. Além disso, o local também deve servir como espaço de coworking.

O evento de entrega contou com a presença da comunidade e do secretário de meio ambiente, Renê Junior, além de outros envolvidos no projeto como representantes da Fundação Alphaville.

Durante o discurso, o prefeito disse que o CES Granja Viana será um ponto de encontro entre os dois lados da cidade, que hoje é divido entre a comunidade e os condomínios de alto padrão e que a junção entre eles deverá contribuir para o crescimento sustentável da região. “A convivência será enriquecedora não só para a questão ambiental, mas também para promover a sustentabilidade no que diz respeito à integração social”, afirmou.

Após a assinatura do termo de Cooperação entre Prefeitura e Fundação Alphaville, Giovana Kill, presidente do Conselho da Fundação Alphaville foi a responsável por entregar a chave para o prefeito. “O espaço vem enriquecer ainda mais o portfólio de projetos da Fundação Alphaville, que tem como missão auxiliar as comunidades no desenvolvimento social e territorial sustentável”, comentou.

O CES Granja Viana, construído pela Fundação Alphaville, ficará sob gestão da Prefeitura de Carapicuíba. A Fundação Alphaville atuará como apoiadora do espaço, através da capacitação técnica e transferência de conhecimento aos profissionais do município que assumirão a administração do local. Gustavo Aloe, consultor da Fundação Alphaville responsável pela entrega do espaço, reforçou a importância da parceria e do envolvimento comunitário para sucesso do local. “A educação para a sustentabilidade deve ser realizada de maneira integral, o que só é possível considerando-se as particularidades dos indivíduos que usufruirão do espaço”.

O Centro é o primeiro no Brasil a receber a certificação AQUA. O certificado, aplicado no Brasil exclusivamente pela Fundação Vanzolini, garante que o espaço é uma construção sustentável. Projetado pelo arquiteto Marcelo Leal, o CES Granja Viana possui diversos elementos sustentáveis como placas solares, captação e reuso da água pluvial e reciclagem de resíduos. Outra característica do espaço é a utilização de um biodigestor, que processa o esgoto dos banheiros e transforma em fertilizante para as plantas locais. Além disso, o mobiliário utilizado possui selo de certificação ecológica e características arquitetônicas para fornecer melhor aproveitamento de luz solar, circulação de ar, conforto térmico e acústico. Para a certificação, foram avaliados também itens como a proveniência e composição dos materiais de obra, alguns específicos para construções sustentáveis, e o processo de trabalho dos fornecedores contratados.

Sobre a Fundação Alphaville

A Fundação Alphaville é uma OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público e nasceu em 2000, tendo como principal mantenedora a Alphaville Urbanismo. Promovendo o desenvolvimento social e territorial sustentável, está presente em 22 estados brasileiros e trabalha com base na identificação do potencial e dos interesses de cada comunidade, apoiando o desenvolvimento das vocações locais e fortalecendo sua atuação através dos pilares da sustentabilidade. Em 15 anos de trabalho, a Fundação já beneficiou mais de 270 mil pessoas, por meio de seus mais de 180 projetos. Para saber mais acesse www.fundacaoalphaville.org.br

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here