Início Ecoagro Encontro sul-brasileiro na Udesc Lages discute uso de dejetos suínos e estratégia...

Encontro sul-brasileiro na Udesc Lages discute uso de dejetos suínos e estratégia de gestão ambiental

136
0
COMPARTILHAR

cav palestraLages SC – O Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages, recebeu nesta quarta-feira, 29, no Anfiteatro Caverna, o 2º Encontro Técnico Sul-Brasileiro de Gestão Ambiental da Suinocultura.

Voltado para profissionais e estudantes de Agronomia, Zootecnia, Ciências Ambientais e áreas afins, o evento teve como palestrantes especialistas e pesquisadores renomados na área de gestão ambiental da suinocultura e uso agronômico dos dejetos de suínos.

Entre as atrações, estavam dois professores da Universidade Estadual da Carolina do Norte (NCSU), nos Estado Unidos, Thomas Jot Smyth e Carl Crozier, que falaram de questões ecológicas na produção, uso e manejo da matéria orgânica de suínos na América e da adubação com dejetos animais.

Para Crozier, a troca de experiência entre as universidades pode colaborar com a legislação ambiental sobre o uso de dejetos em solos catarinenses. “A importância deste evento para técnicos e acadêmicos está na união. Há muitas informações desencontradas e isso faz com que a suinocultura fique atrasada”.

Além de reunir informações sobre pesquisas e testes que mostraram bons resultados, o evento pretende reunir conhecimento e ferramentas para oferecer condições aos trabalhadores da área para que produzam sem afetar o meio ambiente, de forma sustentável e eficaz.

A segunda edição do encontro é uma iniciativa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), junto com a Udesc e com a Fundação do Meio Ambiente (Fatma).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here