Início Ecoagro Laboratório de Análise de Sementes da Udesc Lages é inaugurado e inicia...

Laboratório de Análise de Sementes da Udesc Lages é inaugurado e inicia atendimento a produtores

124
0
COMPARTILHAR
labortório de sementes1
O Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages, inaugurou nesta quinta-feira, 7, o Laboratório de Análise de Sementes (LAS), instalado no prédio da Agronomia.

A cerimônia contou com a presença do reitor da Udesc, Marcus Tomasi, do vice-reitor, Leandro Zvirtes, do diretor-geral da Udesc Lages, João Fert Neto, de professores, estudantes e representantes de entidades ligadas à área da produção agrícola no Estado.

O laboratório, credenciado pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), é o quinto no Estado a prestar este tipo de serviço e atenderá produtores de toda a Serra Catarinense por meio da realização das análises necessárias para compor o boletim exigido para comercialização das sementes e manter a qualidade da produção.

Além da prestação de serviço, o LAS atenderá atividades de ensino e de pesquisa e auxiliará na capacitação dos estudantes na área de sementes, por meio da atividade de extensão e de estágios. “Ações como esta completam as atividades que fazem parte de uma instituição de ensino superior”, diz o reitor, Marcus Tomasi.

A expectativa, segundo o diretor-geral da Udesc Lages, é tornar o laboratório uma referência para outras universidades do País. “A universidade tem como missão formar profissionais, pesquisar, mas também prestar serviços conforme as necessidades da sociedade”, diz Fert.

A coordenadora do LAS, Cileide Medeiros, visa divulgar o serviço no Brasil e no exterior por meio de parcerias, como a já realizada com integrantes do Ministério da Agricultura da Angola, na África. “O laboratório proporcionará avanços significativos no conhecimento interno e externo”.

Segundo ela, o laboratório trabalhará de forma conjunta com o Mapa e priorizará a qualidade e a eficiência na realização das análises. “Nos comprometemos com a comunidade sementeira para prestar este serviço de forma eficaz e de qualidade”.

Como funciona o processo de análise das sementes

Para ser analisada, a amostra da semente deve ter tamanho adequado conforme a espécie e o produtor precisará preencher um formulário fornecido pelo laboratório, constando as informações requerentes. O LAS disponibilizará embalagens para o envio das amostras.

O tempo para a emissão dos resultados pode variar de uma a duas semanas, em função da espécie analisada e da necessidade de pré-tratamento das sementes. No caso do milho, por exemplo, a emissão dos resultados levar cerca de sete dias. Já a soja pode levar nove dias, e o arroz cerca de duas semanas.

As sementes podem ser entregues pessoalmente no LAS ou enviadas por correio ou transportadora para a Avenida Luiz de Camões, 2090, Bairro Conta Dinheiro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (49) 3289-9346.

Assessoria de Comunicação da Udesc Lages
E-mail: comunicacao.cav@udesc.br
Telefone: (49) 3289-9130

4 anexos

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here