Início Sem categoria Projeto da RGE é um dos vencedores do 23º Prêmio Expressão Ecologia

Projeto da RGE é um dos vencedores do 23º Prêmio Expressão Ecologia

295
0
COMPARTILHAR

 

Concessionária superou concorrentes na categoria Turismo e Qualidade de Vida

 

Caxias do Sul – O projeto de Arborização Urbana da Rio Grande Energia (RGE), distribuidora do Grupo CPFL Energia, é o vencedor do 23º Prêmio Expressão Ecologia. O projeto da RGE, contemplado na categoria Turismo e Qualidade de Vida, completou uma década em 2015 e fez o plantio de mais de 7 mil mudas em 88 municípios do Rio Grande do Sul. A premiação é uma iniciativa da Editora Expressão e foi criada para valorizar ações de empresas do Sul do Brasil que contribuam com a preservação ambiental.

O Troféu Onda Verde será entregue aos ganhadores em 20 categorias da premiação em uma cerimônia durante o Fórum de Gestão Sustentável 2016, que acontece nesta sexta-feira, dia 26 de agosto, em Florianópolis, em Santa Catarina.

Desde 2005, quando iniciou, o Projeto de Arborização Urbana RGE, teve investimento de mais de R$ 600 mil no plantio de 46 espécies nativas do Estado. A ação foi pensada pela companhia para atuar nas comunidades onde a empresa está presente com o objetivo de auxiliar na melhoria do clima, na qualidade do ar e no paisagismo de cidades.

Todas as ações foram desenvolvidas em parceria com os órgãos ambientais municipais e do Estado e fazem parte do programa de reposição florestal decorrente da construção e manutenção do sistema elétrico da RGE.

Entre as espécies plantadas estão árvores frutíferas e ornamentais, como o Ipê Roxo e Amarelo, Primavera, Goiaba-Serrana, Cerejeira, Guabiroba e Angico Vermelho. Espécies ameaçadas de extinção, como a Corticeira da Serra, também foram utilizadas no Projeto. As mudas foram plantadas em parques e praças, escolas, creches, no entorno de centros esportivos, áreas de preservação ambiental, ruas e avenidas das cidades.

De acordo com o consultor ambiental da RGE, Fabrício Hoeltz Steffens, o projeto da concessionária caminha lado a lado com os planos diretores das cidades que contemplam arborização urbana, mas que têm recursos escassos para implementar as ações. “Sabemos a importância que o projeto tem para o desenvolvimento sustentável e para a preservação do meio ambiente nas comunidades onde estamos inseridos. Essa premiação revela um indicativo de que estamos no rumo certo e fazendo nossa parte como uma empresa responsável”, avalia Steffens.

Além do Projeto de Arborização Urbana, a RGE realiza, todos os anos, outras duas campanhas que já distribuíram mais de 1,5 milhão de mudas no Rio Grande do Sul. Por meio da Campanha de Repovoamento da Araucária, a concessionária, desde 2002, fez a doação de mais 1 milhão de mudas da árvore que é um dos símbolos do Rio Grande do Sul e está ameaçada de extinção.

 

A companhia também realiza, anualmente, a Campanha Plante Árvores Nobres, em que são doadas à comunidade mudas de espécies nativas com o objetivo de  valorizar espécies arbóreas raras e nobres e fomentar a geração de renda dos produtores rurais por meio do aproveitamento comercial futuro da madeira nativa. Nesta campanha, cerca de 450 mil mudas foram doadas desde 2003.

 

Sobre a RGE

 

A Rio Grande Energia (RGE) é a distribuidora de energia elétrica da região norte-nordeste do Estado do Rio Grande do Sul. Originada do modelo de concessão pública para distribuição de energia elétrica em 21 de outubro de 1997, a empresa atende 255 municípios gaúchos, o que representa 54% do total de municípios do Estado.

A área de cobertura da RGE divide-se em duas grandes regionais: a Centro, com sede em Passo Fundo, e a Leste, com sede em Caxias do Sul. São 90.718 km² – 34% do território do Estado. Agrupadas, essas regiões apresentam um dos melhores índices sociais e econômicos do Brasil e também são as responsáveis pelo maior polo agrícola, pecuário, industrial e turístico do estado.

A RGE se orienta pela Gestão de Qualidade Total para atingir, cada vez mais, altos níveis de eficiência para seus consumidores sendo parceira dos municípios gaúchos no desenvolvimento econômico do RS dentro de sua área de concessão. Desde 2006 a RGE passou a fazer parte integralmente do grupo CPFL Energia, o maior grupo privado do setor elétrico brasileiro.

 

Sobre a CPFL Energia

A CPFL Energia, há 103 anos no setor elétrico, atua nos segmentos de distribuição, geração, comercialização, serviços e telecomunicações. É líder no mercado de distribuição, com 13% de participação, totalizando mais de 7,5 milhões de clientes nos Estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná.

Na comercialização, é um dos líderes no mercado livre, com uma participação de mercado de 11% na venda para consumidores finais entre as comercializadoras. É um dos líderes na comercialização de energia incentivada para clientes livres.

Na geração, é o segundo maior agente privado do país, com um portfólio baseado em fontes limpas e renováveis. A CPFL Geração conta com 2.248 MW de potência instalada, considerando sua participação equivalente em cada um dos ativos de geração. Em 2011 criou a CPFL Renováveis, com ativos como PCHs, parques eólicos, termelétricas a biomassa e a usina solar Tanquinho, pioneira no Estado de São Paulo, e uma das maiores do Brasil. Adicionando a participação equivalente na CPFL Renováveis, a capacidade instalada total do Grupo CPFL atingiu 3.127 MW no final do terceiro trimestre de 2015. O grupo também ocupa posição de destaque em arte e cultura, entre os 15 maiores investidores brasileiros.

 

A CPFL Energia tem ações listadas no Novo Mercado da BM&FBovespa e ADR Nível III na NYSE, além participar do Índice Dow Jones Sustainability Index Emerging Markets e do Morgan Stanley Capital International Global Sustainability Index (MSCI). Pelo 11º. ano consecutivo, as ações da companhia integram a carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da BM&FBovespa.

 

Guilherme A.Z. Pulita

Analista de Comunicação

Diretoria de Comunicação Empresarial

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here